Curso de Criação Poética com Rodrigo Garcia Lopes

 
 
Curso de Criação Poética
Experiências Extraordinárias
(em 2 módulos)

Ministrante: Rodrigo Garcia Lopes
Carga horária: 30 horas

(10 encontros de 3 horas cada)

Módulo I:
9, 10, 11, 12 de maio (das 18h30 às 21h30)
e  13 de maio (sábado - 14h às 17h)

Módulo II: 20, 21, 22 e 23 de junho (das 18h30 às 21h30)
e 24 de junho (sábado - das 14h às 17h)
Site para a inscrição: 

Público-alvo: Acima de 18 anos.  Estudantes, formadores e mediadores de de leitura, profissionais liberais interessados em literatura, universitários, poetas, professores, escritores e público em geral.

Sobre: Experiências Extraordinárias é um curso de criação literária dividido em dois módulos. Um dos objetivos é a formação de leitores e a socialização do fazer literário. O curso também pretende introduzir o participante à poesia, ao gosto pela leitura de poesia. Visa ainda ampliar os referenciais estéticos, estimular a leitura e a criatividade, a sensibilidade e percepção poéticas e desenvolver habilidades de escrita dirigidas para a criação poética e textual.
Quem é Rodrigo Garcia Lopes:
Doutor em Letras (Inglês e Literatura Correspondentes) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000, tese em poesia norte-americana).  Tem 14 livros publicados (poesia, ensaio, tradução, entrevistas) e dois CDs: Polivox (2001, independente, de música e poesia) e Canções do Estúdio Realidade (música, independente, 2013). Como tradutor e ensaísta, publicou as edições bilíngues Sylvia Plath: Poemas e Iluminuras: Gravuras Coloridas (de Arthur Rimbaud), ambos com Maurício Arruda Mendonça, Folhas de Relva (de Walt Whitman), The Seafarer / O Navegante (do anglo-saxão) e Ariel (de Sylvia Plath, com Cristina Macedo). É autor do livro Vozes & Visões: Panorama da Arte e Cultura Norte-Americanas Hoje (1996), que conta com entrevistas com William Burroughs, Allen Ginsberg, Laurie Anderson, Marjorie Perloff, John Cage, Roy Lichtenstein, entre outros.
Sua poesia está representada em várias antologias importantes de poesia brasileira contemporânea, no Brasil e no exterior, como Poetry Wales (País de Gales), El Poeta y su Trabajo (México), Esses Poetas (organizada por Heloisa Buarque de Hollanda) e no best-seller Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século (Objetiva, 2001). Solarium foi incluído na lista dos mais importantes livros de poesia brasileiros dos anos 90 pela crítica Flora Süssekind (Folha de São Paulo, Caderno Mais!, 23/7/2000). Em 2004, o livro foi escolhido pelo Centre National du Livre (CNL), órgão do governo francês, entre 20 títulos escolhidos a partir de uma lista de mais de 130, para o Programa de Ajuda Especial em Favor da Literatura Brasileira.
Foi professor do departamento de Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Londrina (PR) e do Departamento de Letras-Inglês da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (RS). De janeiro de 2006 a dezembro de 2008 foi professor da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill (Estados Unidos), atuando como Lecturer. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Inglês), Literatura Brasileira, atuando e desenvolvendo projetos de pesquisa principalmente nas seguintes áreas: literatura norte-americana, literatura brasileira contemporânea, literatura e outras artes, estudos de tradução, estudos culturais, teoria literária, tradução e oficinas literárias. Desde 2002 é um dos editores da revista de literatura e arte Coyote. Em 2013 lançou o livro Estúdio Realidade, e em 2014 a Record lançou seu primeiro romance, o policial O Trovador (406p.). Professor convidado da Prosa - Cursos e Consultoria e realizador de oficinas literárias no Sesc Araçatuba (SP), Festival Perhappiness (PR),  Festival de Inverno da Garanhuns (CE), Semana Paulo Leminski/Curso de Letras da Unesp de Araraquara (SP), Walt Whitman International Seminar (Unesp-Araraquara), entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo da escrita

Prosa : compromisso com a palavra e a escrita

Autorretrato de uma ficção (Andreza Pandulfo)